terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fobias - Ansiedade

Sentir-se ansioso é uma experiência comum a qualquer ser humano. Quem já não se sentiu apreensivo, com dor de cabeça, palpitações, respiração rápida, aperto no peito, desconforto abdominal ou inquietação? A ansiedade é uma resposta normal para diversos acontecimentos na vida: para um bebé ameaçado com o afastamento dos pais, para as crianças no primeiro dia de escola, para os adolescentes no primeiro namoro, para os adultos que contemplam a velhice e a morte e para qualquer um que enfrente uma doença. A ansiedade é um acompanhante normal do crescimento, das mudanças, de experiências novas e inéditas, do encontro da própria identidade e do sentido da vida de uma pessoa.
Quando a ansiedade atrapalha, podendo tornar-se uma doença e quando a situação de ansiedade desencadeia sintomas com intensidade e duração maiores que o esperado, causando significativo grau de sofrimento, é bem provável que esta pessoa sofra de algum transtorno de ansiedade – fobia.
Os mais comuns são: fobia específica, fobia social, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de stress pós-traumático, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de pânico.

Sem comentários:

Enviar um comentário