terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vícios - O que é a Dependência?

Normalmente os vícios são considerados pelas pessoas como motivos de prazer, alegria e desejo. Mas a realidade esconde o seu propósito. Os vícios são considerados como obsessão.  
Os anúncios televisivos associam ao hábito de beber e fumar uma aventura maravilhosa, homens e mulheres bonitas divertindo-se e sorrindo.
 O cigarro, por exemplo, possui 7000 produtos químicos, alguns até radioactivos. Provocam cancro no pulmão, pressão alta, derrames, enfarte do miocárdio, entre outras. As bebidas alcoólicas não ficam atrás. Provocam cirrose hepática, problemas no fígado, pâncreas, além de outras formas indirectas como a dificuldade de concentração, uma capacidade de reacção mais lenta etc. Assim, tudo o que vicia o indivíduo tem efeitos secundários!
O QUE É A DEPENDÊNCIA?
O conceito de dependência  só começou a ser delineado como uma doença no século XIX. Anteriormente, o uso exagerado de álcool, por exemplo, não estava associado a uma perda de controlo, a um desejo compulsivo de seu uso ou mesmo como um desvio patológico, mas como uma opção do indivíduo. Somente no século passado, é que a dependência começou a ser associada a um transtorno da mente. A este conceito de dependência foi adicionada a presença de um transtorno na vontade do indivíduo. É neste período que se forma o conceito de dependência aliado a um início de uso não patológico de álcool evoluindo para a dependência, assim como os outros vícios.

Sem comentários:

Enviar um comentário