Fobias

Podem distinguir-se três grupos de fobias:
Fobia Simples: medo excessivo de determinada situação e tendência para o evitar (medo de animais, de andar de avião, de elevadores, etc.).
Fobia Social: medo perante situações em que o indivíduo possa estar exposto à observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
Agorafobia: medo de estar em locais e espaços públicos nos quais a ajuda ou a fuga posam ser difíceis. Em geral, os indivíduos começam por evitar grandes espaços (estádios, hipermercados, etc.) para gradualmente fugirem de outras circunstâncias, como os transportes públicos ou filas e, acabando muitas vezes por se fecharem em casa.
Ter uma fobia pode ser muito desmoralizante. Lidar com algumas situações é algo que para um fóbico é visto como impossível.
O indivíduo poderá sentir-se bastante aborrecido e provavelmente sentirá que os outros terão uma ideia de si negativa. É fácil imaginar o modo como o medo poderá levar o indivíduo a sentir-se triste e infeliz.
Muitos dos indivíduos que sofrem de fobias, conseguem fazer as suas vidas evitando simplesmente toda e qualquer situação que lhes provoque grande ansiedade. Isto significa que terão que evitar inúmeras situações, e provavelmente também os seus familiares, que noutras circunstâncias poderiam ser vistas como muito agradáveis.
Cerca de metade das pessoas que sofrem de fobias terão, por certo, dificuldades em manter uma relação duradoura. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), actualmente as fobias afectam cerca de 400 milhões de pessoas em todo o Mundo.

“De todas as paixões, o medo é aquela que mais debilita o bom senso”