terça-feira, 24 de maio de 2011

Vícios - Drogas (Substâncias Psicoactivas)

Definição: toda a substância química que age sobre o SNC alterando a função cerebral, a percepção, o humor, o comportamento e a consciência.
Tipos: depressores (diminuição da actividade motora, da reactividade à dor e da ansiedade, sendo comum um efeito euforizante inicial e um aumento da sonolência, posteriormente. Exemplos: álcool, benzodiazepínicos, barbitúricos, opiáceos); estimulantes (aumento do estado de alerta, insónias e aceleração dos processos psíquicos. Exemplos: cocaína, anfetaminas, nicotina e cafeína); perturbadores/alucinogénios (provocam o surgimento de diversos fenómenos psíquicos anormais, como alucinações e delírios, sem que haja inibição ou estimulação globais. Exemplos: cannabis, LSD, ecstasy e anticolinérgicos).
Incidência: adolencência.
Sintomas: euforia; excitação nervosa, insónia, loquacidade, aumento do grau de confiança e da auto-satisfação, agitação, agressividade, falta de apetite, fadiga, hiperactividade, transpiração, sede, taquicardia, dilatação das pupilas, aumento da tensão arterial, náuseas, má disposição, dor de cabeça, vertigens, febre, inquietação; alucinações; irritabilidade; insuficiência respiratória; impotência.
Causas: fins recreacionais (alteração propositada da consciência), rituais ou espirituais (uso de enteógenos), científicos (funcionamento da mente) ou médico-farmacológicos (como medicação); transtornos de ansiedade, humor, pânico;
Consequências: dependência física ou psicológica; fracasso em cumprir obrigações; problemas legais, sociais; isolamento; perturbações de consciência; diminuição dos reflexos; debilitação do ritmo cardíaco; anemia, hepatite, descoordenação motora, entorpecimento da fala; convulsões; depressão; overdose (morte).
Administração: ingestão; inalação, injecção intramuscular ou intravenosa; via rectal.
Diagnóstico: exames toxicológicos.
Tratamento: reabilitação; psicoterapia; grupos de apoio; uso de outras substâncias psicoactivas que ajudam a interromper o ciclo de dependência.
Curiosidades: são várias as razões que levam a experimentar drogas, como a satisfação de curiosidade a respeito dos efeitos das drogas; a necessidade de participação em um grupo social; a expressão de independência; ter experiências agradáveis, novas e emocionantes; a melhora da “criatividade”; favorecer uma sensação de relaxamento; fugir de sensações ou vivências desagradáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário