domingo, 22 de maio de 2011

Doenças Mentais - Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Definição: distúrbio de ansiedade caracterizado por alterações comportamentais (rituais, compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões com dúvidas, preocupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).
Sintomas: preocupação com doenças ou com o corpo, higiene, simetria, sequências ou alinhamento; impulsos de agredir os outros; preocupação em guardar coisas inúteis ou economizar; pensamentos supersticiosos; isolamento; ansiedade; depressão; dificuldade em confiar nos outros; perfeccionismo.
Consequências: depressão/stress (muitas vezes causados pelo reconhecimento pelo próprio paciente de que os seus comportamentos são exagerados e infundados, mas incontroláveis.
Tratamento: psicoterapia cognitivo-comportamental (promove o controlo e reavaliação dos pensamentos irracionais que culminam nas compulsões e ensina estratégias que visam controlar e mudar os comportamentos compulsivos); medicamentos (controlo da ansiedade); dessensibilização (redução gradual dos rituais do paciente, quebrando-lhe os hábitos fortes que ele converteu em padrões, com o cuidado de os substituir por outros mais adequados para ele e para a sua vida).
Cuidados: auxílio dos familiares e amigos, no relato aos médicos dos sintomas que passaram despercebidos e no apoio ao paciente.

Sem comentários:

Enviar um comentário