segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vícios - Coleccionar

Coleccionar tornou-se algo tão banal que não é visto como um vício pois, normalmente, não traz consequências negativas e um vício é sempre visto como prejudicial.
As razões que levam alguém a formar colecções são variadas, desde tempo livre, ocupado assim a coleccionar algo, enquanto um passatempo (coleccionar porque apetece); recursos, monetários, por exemplo, que certas colecções requerem (coleccionar porque pode); ou pelo simples prazer que se tem no objecto da colecção (coleccionar porque gosta).
Assim, as colecções costumam ter um grande valor intrínseco económico e/ou sentimental, e duram anos, passando, por vezes, de geração em geração.
As colecções tornam-se uma fonte de informação e cultura importante para o enriquecimento e crescimento intelectual, seja pessoal ou dos interessados além de que é uma óptima terapia ocupacional.
Coleccionar “faz bem” quando há prazer e satisfação, e não impede a pessoa de viver a sua vida. Porém, quando o indivíduo se empenha tanto na colecção que se torna um vício, acarreta consequências negativas, monopoliza os pensamentos, confere excentricidade.
Pode levar o indivíduo a roubar para completar a sua colecção, a criar problemas económicos, ou mesmo sociais, ao dirigir todo o seu tempo para aquela actividade.
Como tudo, deve-se ter sentido de moderação e empenho q.b., para que não se torne em obsessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário