segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vícios - Telemóvel

O telemóvel foi concebido para facilitar a nossa vida, e assim é, quando usado apenas como uma máquina a que podemos recorrer. Infelizmente tornou-se um vício do qual ficámos dependentes.
Não se trata de quanto tempo passamos a falar ao telemóvel, o que é igualmente um problema, mas da necessidade de estar conectado para saber o que se passa e permanecer disponível.
Uma invenção relativamente recente tornou-se num bem de consumo de primeira necessidade.
É diferente dos vícios do álcool, drogas ou jogo, sendo difícil saber exactamente a problemática dos telemóveis. Grande parte da população mundial é afectada por este problema. Este tipo de vício não escolhe idades nem classes sociais.
É um facto de que um telemóvel se pode fazer útil em caso de perigo ou de urgência, mas por outro lado a privacidade e as horas de ócio são bastante prejudicadas.
No caso dos jovens, a mentira é comum para que tenham dinheiro para carregar os telemóveis; apresentam perturbações comportamentais e dificuldades em levar uma vida normal; mau aproveitamento escolar; ansiedade e stress; má audição; dores de cabeça mais frequentes; acidentes; problemas económicos…
O tratamento, como qualquer outro vício, deve focar-se no reconhecimento pelo próprio indivíduo de que tem um vício e deve moderá-lo, para que a sua vida não seja regida pela dependência.

Sem comentários:

Enviar um comentário